quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LIDERANÇA

sal.jpg (472×480)

Depois de um quilo de sal
Rodolfo Garcia Montosa
Publicado em 11.09.2009

“Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram.” Lucas 24.30,31
Há uma expressão no interior do país que diz que “você não conhece alguém antes de terem comido pelo menos um quilo de sal juntos”. Faça as contas de quantas refeições são necessárias para essa quantidade de sal. Não há ambiente melhor para conhecer alguém.
A essência do trabalho de um líder é desenvolver relacionamentos saudáveis com seus liderados. Aliás, a essência do evangelho é que, em Cristo, fomos reconciliados em nosso relacionamento com o Pai (Rm 5.10) e, através do seu Espírito, somos chamados a um relacionamento em paz com o próximo (Ef 4.3). A síntese dos mandamentos foi justamente esta (Mc 12.28-31). A natureza da Trindade é o relacionamento perfeito de unidade (Jo 17.21). Na perspectiva bíblica não poderíamos esperar algo diferente do trabalho do líder.
Mas, na prática, a teoria é outra. Sejamos sinceros em concordar como é difícil desenvolver relacionamentos edificantes e profundos. Isso exige demais. O caminho mais fácil é o da superficialidade e do foco no trabalho e nas coisas.
Minha sugestão é começar esse relacionamento fazendo-se conhecido. Apresente-se como você é. Não é tarefa fácil, pois somos treinados a esconder nossos medos, anseios, tentações, limitações, fraquezas e até nossos projetos e expectativas. Cuide de não se mostrar forte, inabalável, infalível e demasiadamente puro. Isso será um grande contraste com o mundo pragmático, cheio de aparências e de jogos políticos. Mas estamos falando de Reino de Deus.
O relacionamento só crescerá se você também estiver desejando conhecer seu liderado. Faça perguntas. Tenha disposição em ouvir as palavras ditas e as não ditas, mas comunicadas de alguma maneira. Busque no Espírito mais discernimento que julgamento de valor. Cuidado quando o assunto é somente outra pessoa, ou coisas e tarefas. Queira conhecer o que pensa, sente e espera em relação às várias dimensões da vida. Compreenda seus sonhos, aspirações, angústias e ansiedades. Ausculte o coração. Enfim, abra-se para conhecê-lo.
Em termos de relacionamento interpessoal, quando há verdade sem amor, cria-se inimizade e rancor. Quando há amor sem verdade cria-se hipocrisia e superficialidade. Mas no meio de um relacionamento verdadeiro e amoroso sempre há espaço para a ministração do Espírito de Deus. Ministrar e ser ministrado: eis o resultado.
Esse foi o método de Jesus. Exige tempo e muita disposição, mas seus olhos serão abertos e você reconhecerá Cristo na vida do outro “depois de um quilo de sal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha C.L.A.S.S.E.

Dois domingos atrás eu incentivei os irmãos serem membros de classe. Hoje quero deixar um pouco mais claro o que entendo por ser de C.L.A.S.S.E.

Na Verdade, ser de C.L.A.S.S.E. é adotar um programa de crescimento pessoal e espiritual a partir da aceitação dos seguinte desafios:

TENHA...

Cresça cada dia na comunhão com seus irmãos em Cristo!    ( Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade – Atos 2:46 – NTLH )

Leve a sério a sua Classe e envolva-se na nova EBD! (E não vos conformeis  com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. – Romanos 12:2 – RC )

Aproveite bem cada aula dada pelo Pastor aos domingos!     ( Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento. – Provérbos 19:27 – RA )

Seja fiel nos dízimos e generoso nas ofertas missionárias!       ( Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;- Provérbios 3:9 – RA )

Separe tempo na agenda e fale de Jesus cada dia!                  ( Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.- Atos 1:8 – NTLH )

Examine diariamente em casa as Escrituras e ore a Deus!           ( Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. – João 5:39 – RA )

Assim, tendo C.L.A.S.S.E., você, sua família é edificada e sua igreja se desenvolve sempre de forma bonita e saudável. Como você viu, ter C.L.A.S.S.E. é esssencial!

Que Deus nos abençoe ricamente neste domingo!

L.D.